Aguarde, carregando...

Forros e Divisórias

Divisória de gesso acartonado no ABC

  • Home »
  • Divisória de gesso acartonado no ABC

Características das divisórias de gesso acartonado

A divisória de gesso acartonado é construída no mesmo formato das divisórias em drywall (parede seca na tradução livre). O gesso acartonado permite cortes e recortes, que proporcionam as mais diversas configurações e adaptações em cantos, forros, superfícies redondas ou abauladas, e as mais diversas formas geométricas. A particularidade facilita a cobertura de qualquer tipo de espaço nas três dimensões, adaptando-se em alvenarias, metais ou madeira.

Outra versatilidade do gesso acartonado é poder fixar chapas duplas (tipo RF - Resistente ao Fogo) com miolo de lã de rocha, que serve para atenuar e evitar propagação de chamas.

Agora em tempos modernos e de alta tecnologia, o gesso acartonado auxilia a execução de rasgos com luz de LED, decorando e aumentando a intensidade de luz para vivificar qualquer ambiente que precise causar impacto estético e de design.

 

10 motivos para instalar divisórias em gesso acartonado

 

1) Flexibilidade e versatilidade em divisórias de gesso acartonado:

​As possibilidades de utilização do gesso acartonado em ambientes cobertos são infinitas. É possível construir bancadas de trabalho, painéis com iluminação em LED, complemento de móveis, alongamento de paredes, forros em três dimensões, paredes e forros com curvatura, divisão de ambientes, confinamento de máquinas para absorção de ruídos e proteção para sujeira, molduras/frames para lareiras e/ou churrasqueiras, fechar vãos de portas, construir closets com nichos e estantes, prateleiras para almoxarifados e residências, armários para cozinhas, quartos, banheiros e despensas, pequenas ou grandes alterações de ambientes, etc.

 

2) Estabilidade e resistência das paredes em gesso acartonado:

O segredo da resistência das paredes com gesso acartonado está na estrutura que suportam as chapas. Essa estrutura é de aço galvanizado com montante e guias que são leves quando pesadas individualmente, mas se tornam rígidas quando agrupadas em quantidades e espaçamentos calculados tecnicamente, o que depende da aplicação e objetivo da instalação, como os nichos dos caixas eletrônicos dos bancos, que são emoldurados com chapas de gesso acartonado.

Fixar aparelhos de TV, prateleiras, nichos, móveis, luminárias e lustres é totalmente possível quando se observa o posicionamento das guias e montantes da estrutura em aço, o que é feito com o uso de buchas e acessórios especiais para esta finalidade.

Ao informar a necessidade de fixação de objetos na parede a ser construída, o técnico já posiciona e reforça a estrutura para obter a rigidez necessária.

 

3) Economia:

Os materiais utilizados na construção das divisórias em gesso acartonado são leves, limpos e fabricados com medidas que facilitam a movimentação desde o distribuidor, até o último andar do prédio mais alto da cidade, gerando economia de tempo.

O gesso acartonado não necessita de água para a construção, resultando em sujeira, porém, a limpeza dos resíduos é fácil e rápida. Ainda, a construção da divisória é rápida, seca facilmente e pode ser desfrutada logo a seguir.

Ao ganhar tempo pela agilidade do processo construtivo, a economia aparece nos custos da obra, obtendo produtividade da equipe e diminuindo as chances de possíveis transtornos.

 

4) Divisória de gesso acartonado melhora o aproveitamento de área útil:

​Utilizando a medida standard dos perfis para a estrutura de suporte do gesso acartonado, é possível obter-se um ganho de 5% na área quando comparado com a alvenaria convencional.

Para cada 100m² de área, há 5m² a mais de espaço para ser aproveitado com armários, estantes, estoques ou um ambiente de conforto aos usuários.

Otimizar espaços sempre traz ganhos como redução de custos, maior produtividade e também em conforto.

 

5) Agilidade e simplicidade em divisórias de gesso acartonado:

Com gesso acartonado, tudo fica pronto em cerca de 2 horas e, a partir de então, já é possível começar o acabamento final, seja pintura ou aplicação de revestimentos cerâmicos.

Pode-se construir 30m² em gesso acartonado em apenas um dia, desde que haja uma equipe experiente e o local livre para o serviço. O processo é simples e a rapidez só é afetada quando é feito designes mais complexos ou requintados.

De modo geral, é muito rápido este tipo de construção, seja em ambientes industriais, comerciais ou residenciais.

6) Precisão e alinhamento no acabamento final:​

O processo de construção seca em gesso acartonado elimina a necessidade das massas feitas com areia, cimento e água e toda a sujeira produzida pelo processo de alvenaria.

As placas em gesso acartonado produzem alinhamento e nivelamento imediatos e precisos, o que proporciona eficácia na aplicação de pinturas, texturas, papéis de parede e uma gama enorme de revestimentos com um resultado de elevada qualidade.

O sistema de construção seca exige produtos específicos, como massas especiais e fitas teladas para cobrir as junções e obter a fixação perfeita dos revestimentos.

​​

7) Resistente à umidade e ao fogo:

​As chapas de gesso acartonado resistentes à umidade (RU) são produzidas na cor verde nas faces acartonadas e possuem na composição química elementos hidrofugantes semelhantes aos silicones que protegem as chapas contra respingos de água.

Esta característica de resistência à umidade permite que as placas possam ser utilizadas na instalação de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e algumas áreas de laboratórios e farmácias. Para um efeito melhor, é necessário prestar atenção nas fendas e rejuntes dos azulejos e revestimentos aplicando materiais impermeabilizantes, como cimento polimérico, membranas acrílicas ou siliconados.

Se houver lavagem constante do piso, sugere-se que seja feita uma base, que pode ser de alumínio ou alvenaria, para suportar a imersão na água, visto que as chapas de gesso RU não são à prova de água e por isto, não são recomendadas para saunas, piscinas e locais com jatos constantes de água.

As chapas de gesso na cor rosa são resistentes ao fogo (RF), pois são fabricadas com fibra de vidro, o que proporciona resistência ao fogo e atende aos requisitos da Norma de Desempenho NBR 15.575. Estas são indicadas para locais onde precisam ter uma barreira contra o fogo, que pode variar entre 60 a 120 minutos o tempo de exposição às chamas diretamente.

Para o resultado ideal, recomenda-se instalar chapas duplas em cada face da parede e miolo de lã de rocha no interior das paredes. Utiliza-se em conjunto com portas corta fogo, escadas de refúgio, saídas de emergência, clausura de máquinas térmicas e ambientes com elevado risco de incêndio.

 

8) Diversidade de revestimentos:

​Paredes com chapas de gesso acartonado aceitam todo e qualquer revestimento, como azulejos, cerâmicas, porcelanatos, pinturas, texturas, espumas, madeiras, molduras, papel de parede, metais, plásticos, pedras e tudo que possa ser colado, parafusado ou aplicado de forma líquida. Não há limites para criatividade e design de interiores.

9) Termo regulador:

​​Há uma característica interessante do gesso, a qual se refere às placas de gesso acartonado. Estas contribuem para amenizar os efeitos da umidade e temperatura do ambiente, que é absorção de umidade em clima úmido e evaporação de umidade em clima seco, cujo resultado é uma regulação de umidade e temperatura conforme o clima.

Outro fator que auxilia a atenuar as transferências de temperatura é a distância entre uma face e outra na montagem das chapas, que deixa espaço no interior com ar ou com manta de lã de vidro/rocha, gerando efeito de atenuante térmico.

10) Atenuante sonoro:

​Paredes construídas com gesso acartonado possuem um espaço interno entre as placas que por si só já atenuam a reverberação de ruídos e, se o objetivo for redução acentuada de troca sonora entre ambientes, é possível acrescentar miolo de lã de rocha ou fibra de vidro, fazer vedação na junção das placas e tratamento de redução acústica entre as brechas das portas e janelas, que elimina cerca de 90% dos ruídos que poderiam penetrar a parede.

Evidentemente que se houver mais janelas e portas existentes no ambiente, elas também precisam de tratamento para receber o efeito desejado. Com procedimentos profissionais, materiais e técnicas adequadas é possível alcançar um nível satisfatório de isolamento acústico.

Veja Nossos

Produtos Relacionados